Pimenta do Reino




A pimenta-do-reino é conhecida como o rei das especiarias e é o condimento mais conhecido, produzido e usado no mundo desde a antiguidade. A pimenta foi um dos primeiros itens de comércio entre o oriente e a Europa, onde era conhecida desde antes de Cristo.

À sua procura os homens travaram guerras e derramaram sangue, mas também se lançaram em incríveis viagens e conquistas e fizeram fantásticas descobertas, como a das Américas. Houve uma época em que seu peso valia o mesmo que o ouro, foi usada como dinheiro para pagar aluguéis, dotes e tributos e era presenteadas a reis. A especiaria é um elemento fundamental no preparo de uma boa comida, pelo simples fato de acrescentarem um sabor diferenciado.

Desde o século XV, as especiarias são produtos valorizados, importantes e que dão um toque marcante na comida. A pimenta preta, conhecida aqui no Brasil como pimenta do reino, é e sempre foi à pimenta mais consumida e comercializada no mundo.

 A pimenta do reino é um fruto da trepadeira “Piper Nigrum”, originária da Costa do malabar, trecho do litoral no sudoeste do subcontinente indiano, o Brasil é um dos maiores produtores de pimenta-do-reino, oscilando entre a segunda e terceira posição no mercado mundial. Das 50 mil toneladas por ano, o País exporta 45 mil, principalmente para a Europa e para os Estados Unidos.

 As pimentas do reino variam no tempo de maturação:




 - PIMENTA VERDE: Como o seu próprio nome já fala, é a pimenta fresca, colhida antes do amadurecimento. Normalmente é encontrada em conserva, para evitar a sua fermentação.




 - PIMENTA PRETA: É a mais popular e usada. Colhida somente após o completo amadurecimento, e passando por um processo de secagem o sol, mantendo sempre sua casca.





 - PIMENTA BRANCA: É a pimenta preta, madura, só que sem a casca. A pimenta do reino branca é usada nos pratos que possuem coloração clara, ao invés da preta que deixará pequenos pontos pretos.

Em geral, usadas para temperar carnes, peixes, frango, porco e etc. São bastante polivalentes, e por isso são tão usadas diariamente em todo o mundo. A pimenta do reino verde, que é colhida antes da maturação, é elemento principal no Steak au poivre, um dos principais pratos da cozinha francesa. “Steak” vem do inglês carne/filé, e “au poivre” do francês apimentado. Como de costume, é mais um clássico prato que possui origem incerta e controversa, mas seu sucesso é explicado pela ótima combinação, e pelo marcante sabor que a pimenta do reino verde passa para a carne.


Comentários

Postagens mais visitadas