Garam Masala






A Índia é conhecida por sua excelente cozinha, onde cada região tem suas características específicas, tornando-se uma agradável experiência a todos os paladares. A culinária indiana destaca-se no mundo por seus pratos vegetarianos, mas o que todos os pratos regionais da Índia têm em comum é o uso de especiarias.

Assim como outros elementos importantes da culinária indiana, o tempero Garam Masala (do hindu garam, "quente" e masala, "mistura") tem sido usado há séculos pelos indianos e adotado pelas nações vizinhas.

As adaptações dessa mistura que tem sido criadas ao longo de séculos, para atender paladares e culinárias variadas, podem ser encontradas por todo Sudeste da Ásia.






Do que é feito?

Não existe uma única receita desse tempero indiano, mas os ingredientes mais comuns na sua preparação são grãos de pimenta (branca e preta), cravo, louro, cominho, canela, cardamomos, noz-moscada, anis e sementes de coentro. Em alguns locais, acrescentam-se ervas, em outros também se incluem alho, cebola e alguns frutos secos. Também pode-se adicionar à mistura seca um pouco de água, vinagre ou outros líquidos para formar uma pasta.  As quantidades de cada ingrediente também são bastante variadas.




E como usar?

O Garam Masala pode ser adicionado ao prato em várias fases do processo de cozimento, dependendo do prato e da preferência do cozinheiro. Às vezes o tempero em pó é frito em azeite ou ghee (manteiga clarificada) para liberar seus aromas no início do preparo, outras vezes é adicionado ao prato um pouco antes de servir para realçar o sabor.

O Garam Masala também tem se mostrado um excelente tempero para frango ou carne bovina quando usado como um rub, esfregando e massageando a carne, antes de assar ou grelhar.  Sua versatilidade é surpreendente e esse tempero aromático pode ser usado com sucesso em pratos de cabrito, cordeiro, carne de porco, peixe, ovos, batatas, legumes, pizzas ou massas.

Comentários

Postagens mais visitadas